Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de março de 2013

[Educação financeira]Juros compostos através dos dividendos


- continuando as discussões sobre investimentos em renda variável (ações), hoje falarei sobre reinvestimentos dos dividendos.

- como já discuti anteriormente as empresas distribuem parte de seu lucro aos acionistas em forma de dividendos e juros sobre capital próprio (normalmente é de pelo menos 25% dos lucros, algumas empresas chegam a quase 100%), também já foi mostrado que este valor é retirado da cotação portanto não é presente.

- a carteira de investimento só cresce se você reinvestir este dinheiro (se não o fizer e gastar os proventos mesmo que sua carteira tenha somente empresas boas e lucrativas ela aumentará pouquíssimo de valor)-normalmente comprando mais ações (estas novas ações também distribuirão dividendos/JCP o que potencializa o poder de ganho).

- vamos exemplificar:

a empresa cuja ação ZZZZ3 tenha um DY (dividend yeld - taxa de distribuição de dividendos) de 5% ao ano; ou seja ela distribui 5% do seu preço em dividendos/JCP e você tenha inicialmente 1000 papéis dela e recompre exclusivamente os mesmo tipos de papéis (ZZZZ3).vou excluir as frações.

inicio :  1000 ações
ano1:  1000 +50 total 1050
ano2 : 1050 +52 total 1102
ano3 : 1102 +55 total 1157
ano4 : 1157 +58 total 1215
ano5 : 1215 +60 total 1275
ano6:  1275 +64 total 1339
ano7:  1339 +67 total 1406
ano8:  1406 +70 total 1476
ano9:  1476 +74 total 1550
ano10:  1550 +77 total 1627

ou seja apos 10 anos de reinvestimentos de ações você terá 62.7% a mais do que o inicial (veja que estou falando de valor e não de preço), sem contar que uma empresa saudável e lucrativa vai ter suas ações aumentadas de preço pela inflação, aumento de produtividade, aumento de patrimônio por retenção de parte dos lucros e talvez com ganho de market share (participação de mercado).

- gosto de chamar este sistema de dividendos compostos: ações de empresas boas e lucrativas distribuem dividendos que compram mais ações que distribuem mais dividendos ainda (comprando mais ações ainda).

- atente-se que estou somente falando de reinvestimento de proventos, se você acrescentar ao mensalmente parte do seu salário ao reinvestimento a conta melhora muito (principalmente na fase inicial).

- infelizmente é IMPOSSÍVEL replicar este modelo matemático perfeitamente para aplicações em ações.Por quê?As empresas por melhores que sejam passam por períodos de altas e baixas além devido influência de fatores externos alheios ao controle humano (a economia pode ser afetada por fatores climáticos - chuvas/secas, catástrofes naturais ou não-terremoto/atentados terroristas, crises financeiras).Uma forma de minimizar o risco é não investir somente em 1 único papel/setor - eu considero algo entre 5 a 15 ações diferentes como número ideal para ter na carteira (muitos papéis fica demasiadamente difícil de estudar e acompanhar as empresas adequadamente ).Todo investidor por mais cuidado e estudo que tenha vai apresentar perdas.

- eu procedo do seguinte modo:tenho alguns papeis diferentes na carteira quando recebo meu salário invisto parte dele e os proventos das ações em 1 ou 2 ações que penso estar com preços mais atraentes (normalmente já fazem parte da carteira - não acho que na bolsa brasileira tenhamos mais que uns 40 papéis realmente bons) e que estejam com boa performance (empresa lucrando com bons índices financeiros).É muito importante não ficar vendendo suas ações (só o faça se a empresa ficou ruim e dê prejuízo - considero apenas após pelo menos 1 ano de resultados ruins ou mudança brusca como troca de controle societário), o que deve fazer é diluir as empresas que você está pouco satisfeito comprando aquelas que você está muito satisfeito com os resultados.

- um adendo : uma empresa que distribui um grande porcentual de seus dividendos não é necessariamente melhor do que aquela que distribui poucos dividendos (a própria empresa reaplica para aumento de produção/eficiência); por exemplo uma empresa do setor elétrico (que trabalha com concessões) dificilmente conseguirá expandir seus negócios portanto acaba distribuindo quase todos os seus rendimentos aos acionistas, já um bom banco distribui poucos dividendos - geralmente o mínimo -  pois quase sempre terá modos de reaplicar o dinheiro de forma muito eficiente (quase certo que o fará melhor que um investidor amador), pessoalmente penso que o ideal é possuir uma parte da carteira  em empresas que distribuem bastante proventos e outras que focam crescimento - o que é melhor no final : uma vaquinha que sempre produz leite e não engorda muito ou um boi que engorda muito só que leva um bom tempo?Contanto que os 2 sejam saudáveis eu fico com ambos.









OBS : o blog tem como principal função servir como plataforma para aprendizado , discussão financeira e lembrete de minhas aplicações pessoais, não possuo formação tampouco autorização junto a CVM para indicar investimentos, portanto não indico seguir compra/venda de ativos discutidos neste espaço - indico métodos de estudo e aumento de conhecimento aberto para que todos possam tomar suas decisões de modo mais embasado e consciente.Não possuo nenhuma ligação empregatícia com empresas ou pessoas citadas nas discussões e também não tenho ganhos com os mesmos através de propaganda.






2 comentários:

  1. Legal ver a estratégia de juros compostos ser explicada de forma clara e concisa.

    Eu ainda encontro dificuldade de reinvestir os proventos, pelo fato deles ainda serem modestos, da mesma forma que é modesto meu aporte mensal e ainda se encontra em formação a minha carteira de ativos.

    Mas meu foco é o mesmo do seu: longo prazo. Mais cedo ou mais tarde terei todos os ativos do meu radar encarteirados e dentro dos percentuais imaginados. É só manter o foco e a disciplina dos aportes. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá LdL, obrigado pela comentário.

      - eu sempre lembro que comecei investindo pouco (menos de 1k mensal em renda fixa depois fui para renda variavel-ações), no começo eu não reinvestia os dividendos por alguns anos desta forma a carteira não cresceu tudo o que poderia (mesmo assim as ações que continuaram boas tiveram um aumento de valor muito bom), penso que se não puder reinvestir os dividendos de ações em novas ações (de empresas lucrativas) poderia aplicar os proventos em renda fixa ate acumular um montante que compense comprar novas ações (esta estratégia também funciona em momentos de euforia da bolsa se você considerar que os preços das ações estão demasiadamente elevados).

      Excluir