Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de março de 2013

[Educação financeira]Too big to fail


- entendo que a expressão "too big to fail" é utilizada para denominar empresas cuja importância econômica no país (até mesmo mundo) tornou-se tão grande que seu fracasso (falência) poderia significar a quebra de todo o sistema financeiro/produtivo da área de influencia, portanto tecnicamente seriam as empresas "inquebráveis"- pois qualquer que fosse o custo para salva-las (normalmente quando ocorre esta ameça ela seria bancado pelo governo - depois o custo seria socializado para população através de impostos/uso de recursos que seriam destinados a outras áreas/inflção) pois este preço seria menor que o gasto decorrente da quebra da empresa e seus efeitos secundários.

- não tenho intenção de indicar investimento nestas empresas, apenas quero abrir uma nova discussão sobre o assunto - e se algum dia acontecer de algumas destas empresas quebrarem você irá perder muito do seu patrimônio, não importa aonde ele esteja alocado.

- no Brasil penso que temos 5 empresas too big to fail : Petrobras, Vale, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú.Vou apresentar alguns argumentos que penso serem relevantes :


Petrobras

- empresa ligada a prospecção, refino, distribuição de petróleo e petroquímica.
- basicamente toda a cadeia produtiva é dependente direta ou indiretamente de combustíveis (matéria prima, transporte por exemplo), quanto maior dependência de petróleo importado for a de um pais maior será sua vulnerabilidade a crises externas - eventos de alteração brusca no preço pode gerar eventos como inflação elevada, recessão.
- por mais mal administrada e não ser mais auto suficiente na produção/consumo de petróleo, a empresa é uma salvaguarda do país da dependência de importação de petróleo (e das grandes crises externas).


Vale

- empresa mineradora com foco principal no minério de ferro (maior produtora do mundo desta commoditie).
- grande parte das reservas internacionais deve-se as exportações da empresa (maioria direcionada para Europa e Asia-principalmente China), se for excluído a influencia da Vale no saldo comercial do país com exterior tornaria-se negativo(ao invés do positivo) - mesmo com a queda do preço do minério nos últimos anos.Sem as divisas trazidas pelas exportações da empresa o país já teria quebrado e entrado em moratória há muito tempo na atual crise financeira mundial.


Banco do Brasil/Bradesco/Itaú

- grandes bancos nacionais com ativos (dinheiro sob sua custodia)em torno de 1 trilhão de reais cada (ou seja os 3 juntos tem cerca de quase o PIB de 1 ano do país aos seus cuidados).
- a quantidade  de capital aos cuidados de cada um destes bancos é tão grande (valor absoluto e proporcional aos recursos do país) que basta um deles balançar que todo o sistema financeiro brasileiro cairia (devido a interligação de recursos entre eles) - somente a título de comparação o Fundo Garantidor de Crédito (que é mantido pelas instituições financeiras do pais através de contribuições compulsórias - recentemente atuou na quebra dos bancos Cruzeiro do Sul, BVA) tem recursos de cerca de 30 bilhões de reais.









OBS : o blog tem como principal função servir como plataforma para aprendizado , discussão financeira e lembrete de minhas aplicações pessoais, não possuo formação tampouco autorização junto a CVM para indicar investimentos, portanto não indico seguir compra/venda de ativos discutidos neste espaço - indico métodos de estudo e aumento de conhecimento aberto para que todos possam tomar suas decisões de modo mais embasado e consciente.Não possuo nenhuma ligação empregatícia com empresas ou pessoas citadas nas discussões e também não tenho ganhos com os mesmos através de propaganda.






4 comentários:

  1. Há um documentário homônimo, "too big to fail"... recomendo assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela visita Doutor,estou com este filme na lista para assistir.

      Excluir
  2. É por isso que é importante diversificar. Não apenas com uma carteira cheia de empresas nacionais como também, para quem pode, investir em outros países.

    Parabéns pelo blog
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - obrigado pela visita Helio.
      - gostei do seu blog vou adicionar aos meus favoritos.

      Excluir