Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de março de 2013

[Investimentos pessoais]Aporte 03/2013



- por causa dos ocorridos na blogosfera e para manter certa privacidade opto por não postar valores e a composição total da carteira.

- meus investimentos são centrados em 3 partes : imóveis, ações e renda fixa (menor de todos pois é basicamente colchão de segurança + dinheiro de dividendos que espero juntar com salário do mês para aplicar - fica na poupança), sendo distribuído em 50% imóveis, 45% ações e 5% renda fixa.

- os imóveis praticamente não mudam (só compro algo com grande desconto e a vista - em geral me associo com alguém da minha família para poder ter maior poder de fogo - e entro no custo desespero de quem vende), portanto vou me dedicar a falar mais sobre investimentos em ações (que tende a ter maiores aportes e aumento).

- minha carteira possui ações do setor financeiro, commodities, elétricas e consumo.

- meus critérios de inclusão são : empresas lucrativas (principal), divididas entre distribuidoras de dividendos e as de crescimento (não gosto de pré-operacionais ou turn arounds), sempre levo em consideração a presença de tag along e sempre prefiro as ações ordinárias (com direito a voto), grau de negociação na bolsa (de preferencia procuro empresas que façam parte do índice bovespa, mas este não é critério de exclusão), preferencialmente large e mid caps, sempre levo em consideração grau de governança e respeito ao minoritário (nunca invisto em ações que o controlador ja tenha histórico de ter prejudicado minoritários - pois se você se tornar sócio de empresas cujo controlador é desonesto a chance de ter prejuízo a longo prazo é enorme).

- como podem perceber minha estratégia com ações é direcionado ao buy and hold - visando longo prazo com reinvestimento de dividendos.Já fiz alguns trades mas são raros, também já tive muitas ações ruins na carteira mas felizmente já me desfiz de todas elas (sempre analiso a situação da empresa por trimestre e conforme resultado diluo a participação comprando ações diferentes - se chegar a conclusão que a empresa ficou podre - principalmente maus resultados financeiros por mais de 1 ano - eu vendo sem dó).


- este mês investi o dinheiro do salário + dividendos recebidos(referente ao quarto trimestre do ultimo ano)  na VALE3, que foi selecionado pois sendo uma empresa cíclica (ainda estamos no meio de uma crise financeira mundial)está com o papel bem castigado (mesmo com diminuição de vendas comparadas com outros anos anteriores ainda mantém lucro significativo), outro fator que levou  a queda a ação foram as varias baixas contábeis (limpou vários esqueletos do balanço) do ultimo trimestre que levaram a um prejuízo (a princípio estas baixas contábeis não afetaram o funcionamento da empresa, mas foram ajustados pois projetos futuros não apresentarão retornos como o projetado/desvalorização de ativos -  e a princípio estas baixas contábeis não serão recorrentes).







OBS : o blog tem como principal função servir como plataforma para aprendizado , discussão financeira e lembrete de minhas aplicações pessoais, não possuo formação tampouco autorização junto a CVM para indicar investimentos, portanto não indico seguir compra/venda de ativos discutidos neste espaço - indico métodos de estudo e aumento de conhecimento aberto para que todos possam tomar suas decisões de modo mais embasado e consciente.Não possuo nenhuma ligação empregatícia com empresas ou pessoas citadas nas discussões e também não tenho ganhos com os mesmos através de propaganda.

3 comentários:

  1. Olá Boris!

    Parabéns pelo blog! Realmente excelente! E partilho muitas das suas ideologias de investimento. Depois poste a sua carteira!

    Abraço

    Ciclista Investidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - obrigado pelo comentário Ciclista, meus investimentos em renda variavel (ações) é voltada ao longo prazo (buy and hold),penso que bom senso e estudo são fundamentais para evitar erros nos investimentos (pois mesmo tendo cuidado eu já errei antes).A principio eu só vou divulgar as ações que estou aportando pois já tinha um blog anteriormente com valores porém depois daqueles problemas com identificação do dono dos blogs eu prefiro manter sigilo.

      Excluir
  2. Olá Boris. Quanto à sua carteira, me refiro justamente às empresas das quais você é sócio, não me referi a valores. É que procurei algum post que falava especificamente das empresas que você investia mas não encontrei. Você está mais do que certo em não mostrar valores. Privacidade e tranquilidade é fundamental!

    Um grande abraço!

    Ciclista Investidor

    ResponderExcluir