Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de abril de 2014

[Investimentos Pessoais]Aporte extra 04/2014


- este mês tive uma ótima entrada extra de dinheiro na conta (vendi um bem pessoal que não estava sendo utilizado) e que poderia perder bastante de valor com o passar do tempo.
- com o dinheiro eu fiz a reposição na minha reserva de emergência (estava um pouco abaixo do que considero ideal) e com a grande maioria comprei mais algumas ações.



comprei:



200 BBAS3
200 GETI3
200 GRND3
200 ABEV3

total R$  14.100,00 (custo de compra)


PS:ainda não recebi meu salário e posteriormente irei comentar o aporte regular.






OBS : o blog tem como principal função servir como plataforma para aprendizado , discussão financeira e lembrete de minhas aplicações pessoais, não possuo formação tampouco autorização junto a CVM para indicar investimentos, portanto não indico seguir compra/venda de ativos discutidos neste espaço - indico apenas métodos de estudo e aumento de conhecimento aberto para que todos possam tomar suas decisões de modo mais embasado e consciente.Não possuo nenhuma ligação empregatícia com empresas ou pessoas citadas nas discussões e também não tenho ganhos com os mesmos através de propaganda.


8 comentários:

  1. Eu comprei ontem GRND3, a empresa é consistente e está com múltiplos bons, agora no dia 24/04 sai o resultado do 1T14.
    Sou novo na blogosfera e também comecei a comprar ações agora em fevereiro/14, fiquei bem feliz ao conhecer seu blog e constatar que alguém mais experiente também achou interessante realizar a compra da GRND3.
    Seu resultado é realmente interessante vou olhar os posts antigos para ver a quantos anos vc investe. É bom ter ótimos exemplos para mostrar que realmente é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá Surfista, normalmente eu não gosto do setor de consumo (mas existem empresas top no setor), a princípio GRND3 é ação de uma empresa sólida e com bons fundamentos- mesmo assim recomendo estudar bastante antes de investir em qualquer uma de qualquer setor (vá no site da bovespa, veja o site institucional com os balanços completos e governança da empresa - nunca invista baseado somente em informações resumidas como site do Bastter - útil para separar rapidamente os lixos das empresas com potencial de investimento).

      - eu já invisto em ações há 8 anos também já cometi muitos erros e também já comprei muita porcaria, sempre começo com pouca em qualquer ação e vou acompanhando- se mantiver com bons resultados dentro daquilo que considero satisfatório vou aumentando gradativamente as posições.

      Excluir
  2. Olá Boris, parabéns pelo conteúdo valioso e objetivo do blog.

    Qual é seu critério de reserva de emergência?

    Obrigado
    Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá Vinicius, reserva de emergência deve ser altamente disponível para saques e com baixo risco (poupança, fundos DI) com valor de cerca de 6 meses a 1 ano de seus gastos mensais (caso algo grave aconteça- doença por exemplo e precise ficar meses parado sem receber; não entro no custo desespero para vender bens - o mesmo vale se eu precisar ajudar minha familia em casos de grande necessidade).

      Excluir
    2. Vinicius, emergência=poupança, simples assim.

      Drink coke!

      Excluir
  3. Olá Boris, obrigado pela resposta à minha pergunta anterior. Só agora revi um de seus primeiros posts em que discutia esse conceito amplamente.

    Uma curiosidade: como você gerencia as expectativas de sua família, ciente (acredito) de que sua renda mensal fica em torno de 20 mil reais mensais ao passo em que seu padrão de vida permanece na faixa dos 3-4 mil mensais?

    Obrigado
    Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá Vinicius, eu sou solteiro (mas tenho namorada) e quando me refiro a família estou me referindo a pai,mãe e irmãos - eu comecei a trabalhar desde cedo (sempre acompanhei meu pai nos negócios desde os 12-13 anos e aprendia muito e ajudava como podia) - nada do que tenho foi herdado/ganhado - meu pai me manteve enquanto fazia faculdade (era pública) - foi a única coisa que pedi; meus irmãos trabalham muito também e ganham parecido comigo (sou sócio deles em alguns poucos mas bons negócios) - todos na família são controlados quando a parte financeira -concordamos que conforto não é caro,o luxo/ostentação é caro.Dinheiro não é um fim, mas um meio para você conseguir vencer na vida.

      Excluir
  4. Obrigado, Boris. Opinião pessoal: o seu blog é, hoje, o que tem sido mais informativo pra mim - é objetivo e conteúdo de qualidade, de quem realmente estuda o assunto. Acho que também o fato de sua estratégia estar bem alinhada com a minha também colabora para essa preferência.

    Abs
    Vinícius

    ResponderExcluir