Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de abril de 2014

[Investimentos pessoais]Fechamento 04/2014


- mais um mês com a bolsa praticamente andando de lado, pessoalmente foi muito bom pois além do aporte regular (salário) eu tive obtive ganho extra com a venda de objeto pessoal e muitos dividendos/JCP que caíram na conta (totalmente reinvestidos).

- considerando ações que tenho na carteira:Bradesco, Itau, Souza Cruz, Grendene, Vale já divulgaram os resultados do 1 trimestre do ano e todas foram satisfatórias e condizentes com minha estratégia de longo prazo (não tenho intenção de retirar nenhuma delas da carteira).Um dado interessante é que algumas distribuem um grande percentual do lucro liquido como dividendos/JCP e outras um percentual próximo do minimo; as duas situações têm benefícios pois empresas que podem crescer mais devem reinvestir na expansão dos negócios, já o dinheiro recebido daquelas que não podem crescer muito(e distribuem gordos dividendos) me ajudam a ter maior margem para investimentos (posso comprar mais da mesma ação ou diversificar em outra que também tenha boas características), portanto o aspecto mais importante para o investidor visando longo prazo é estudar bem as empresas e comprar somente aquelas que são repetidamente lucrativas associado a bons fundamentos.

- hoje eu fiz mais 1 compra (reinvestimentos de dividendos/JCP de PETR4 e VALE3/5 que tenho), geralmente eu somo com os aportes regulares do salário, mas como ABEV3 teve uma queda expressiva hoje decidi comprar 400 ações com este dinheiro R$ 6.500,00 (já estava no plano aumentar sua posição).

- considerando a carteira (sem aportes do mês) comparado ao mês(fechamento) anterior, obtive aumento de R$13.350,00 (+1,53%)   , no acumulado do ano estou com -2,9% ; os dividendos eu não conto na rentabilidade (somo eles ao aporte mensal proveniente do meu salário-no fechamento semestral farei a correção pois como tenho vários papéis recebo dividendos mensais,trimestrais, semestrais e alguns anuais).




Minha carteira :



BBAS3 10877
BBDC3 2248
ITUB3 1580
ITSA4 4824
CIEL3 960
VALE3 4434
VALE5 200
PETR4 3983
CMIG3 2262
CMIG4  634
GETI3 2500
ETER3 4600
CCRO3 1900
CRUZ3 1300
GRND3 1300
SBSP3 200
ABEV3 200



Aportes do mês (incluindo reinvestimento de dividendos):



300 VALE5
300 GRND3
300 ABEV3
74 ITSA4 (exerci opção de subscrição)
400 ABEV3

e mais um aporte extra:

200 BBAS3
200 GETI3
200 GRND3
200 ABEV3



total R$ 38.600,00 (custo de compra)



total de investimentos:R$ 922.700,00




Para atingir a independência financeira eu calculo ser necessário pelo menos  R$ 3 milhões em investimentos.

Porcentual atingido para IF (baseado na ideia do Bons Dividendos):30,74%
Investimentos/salário liquido :54,25
Investimentos/gastos mensais :230,5








OBS : o blog tem como principal função servir como plataforma para aprendizado , discussão financeira e lembrete de minhas aplicações pessoais, não possuo formação tampouco autorização junto a CVM para indicar investimentos, portanto não indico seguir compra/venda de ativos discutidos neste espaço - indico apenas métodos de estudo e aumento de conhecimento aberto para que todos possam tomar suas decisões de modo mais embasado e consciente.Não possuo nenhuma ligação empregatícia com empresas ou pessoas citadas nas discussões e também não tenho ganhos com os mesmos através de propaganda.



16 comentários:

  1. Excelente carteira e aporte. A marca simbólica mas importante de 1M deve chegar em que mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá Guardião, penso que no quarto trimestre deste ano chego em 1m investidos em ações.

      Excluir
  2. Mais uma vez venho aqui para parabeniza-lo pela carteira.
    Vou finalmente começar a montar a minha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - obrigado Dividendos, não entendo quase nada de FIIs, mas sempre tento observar e aprender com sua carteira (também fico no aguardo para observar sua futura carteira de ações).

      Excluir
  3. Espetacular carteira - muito bem posicionado. Estou começando a formatar a minha e quero investir em muitas das empresas que você já tem em carteira - acho que teremos uma carteira muito próxima.

    Grande abraço e sucesso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - bem vindo Executivo, antes de começar a investir em ações eu sugiro que estude muito sobre ações e principalmente os papéis que pretende comprar (vá no site da Bovespa que lá tem link para todos os sites oficiais das empresas listadas - veja balanços, governança, converse com o RI; nunca fique somente nos resumos de sites como o do Bastter - bom para separar os péssimos negócios dos bons - porém para seus investimentos compensa ir além no aprendizado).

      Excluir
  4. Caramba, não há nada mais para dizer, os colegas acima falaram tudo... só resta tirar o chapéu pela qualidade da sua carteira e poder de aportes...!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - obrigado pela visita Forreta, agora estou chegando no patamar de ganhos (salário)e rendimentos dos investimentos que poderão fazer a bola de neve crescer mais rapidamente; sempre saliento que minha situação atual é fruto de bastante trabalho e estudo e que comecei ganhando pouco e investindo cerca e 1-2k mês(demorei cerca de 2 anos para acumular meus primeiros 100k - tempo bem parecido que o Victor "Invest and Survive" demorou).

      Excluir
  5. É, já está sentindo a suave brisa da marca de 1mi chegando. Continuando assim creio que antes do reveillon você atinja a marca. (Se tia Dilma deixar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - haha eu espero que chegue neste período PPF, mas se não atingir 1m logo também não ficarei estressado (considero muito mais importante que os fundamentos das empresas que invisto se mantenham sólidos) - meu objetivo é de pelo menos 3m (ainda estou beeeeeem longe).

      Excluir
  6. Rumo ao milhão! Parabéns pela evolução, Boris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá Doutor, espero conseguir atingir esta meta ainda neste ano.

      Excluir
  7. Olá Boris! Depois me add ao seu blogroll!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - bem vindo a blogosfera Ciclista, vou passar no seu blog e ler o que você já publicou.

      Excluir
  8. Respostas
    1. - olá Investidor Vaca, considero muito importante disciplina durante todo o caminho de acumulo de patrimônio (sempre lembro que comecei ganhando pouco e economizando menos ainda), também considero muito importante melhorar sua formação e consequentemente ganhos no trabalho.

      Excluir