Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

[Investimentos Pessoais]Aporte 08/2014


- os resultados trimestrais de empresas de minha carteira foram divulgados:destaque para ITUB3/ITSA4 com bons resultados acima do esperado, BBAS3,CMIG3/4,GETI3 continuam sendo moneycows,SBSP3,ETER3,CCRO3,PETR4 mantiveram lucros porém com queda (dentro da minha margem de segurança); portanto não pretendo nenhuma mudança na carteira e continuo seguindo meu plano de investimentos:comprar ações de empresas lucrativas, líderes em seus setores, com governança corporativa sólida, sempre procurando escolher ações ON - não faço muito balanceamento de ativos pois sempre compro quando considero os preços satisfatórios (o que pode acarretar concentração de determinado ativo na carteira)e que me ofereçam alguma margem de segurança.

- anteriormente já havia comentado que recebo salário: assim que o tenho disponível separo os gastos fixos mensais e aqueles previsíveis (impostos por exemplo), guardo uma pequena parte para eu gastar comigo mesmo e o restante do salário + dividendos/JCP são investidos(o que divulgo aqui); estava acumulando o dinheiro reservado para "gasto próprio" com intuito de trocar de carro só que nos últimos dias pesquisando preços cheguei a seguinte conclusão: o carro que eu realmente queria iria demandar mais dinheiro daquilo que considero coerente com meu atual patrimônio acumulado, trocar meu carro atual (já tem alguns anos de uso mas está bem conservado e mantém-se seguro e confortável) por um zero semelhante não iria me trazer muito valor (comparado com o gasto dispendido), portanto me convenci que não valeria a pena ter este gasto neste momento.O dinheiro que não foi dispendido foi utilizado para aumentar meu aporte do mês (quase dobrei) e parte foi para a reserva de emergência (colchão de segurança- que estava um pouco desfalcado nos últimos meses); talvez com gaste um pouco deste dinheiro trocando de computador ou comprando um PS4 ou uma guitarra(apenas 1 destes).

- com o aporte do mês aumentei posição em 2 empresas de utilities: GETI3 e SBSP3 e 3 empresas voltadas para o consumo:CRUZ3, GRND3, ABEV3 - não considero que o setor de consumo vá apresentar facilidade no curto prazo mas as empresas que escolhi apresentam bom histórico de controle em períodos no "modo sobrevivência" e possuem balanços muito bem controlados e coesos.

-PS: com o falecimento do candidato Eduardo Campos o cenário de eleições ficou completamente embaralhado, como não tenho nenhuma certeza de quem estará subindo a rampa do planalto em alguns meses: meu foco é estudar e aplicar em investimentos que não afundem ou teto caia - não importando quão fortes sejam as intempéries ou o sanduíche de presunto que governe o país.



Este mês comprei:


400 GETI3
300 CRUZ3
400 GRND3
300 SBSP3
400 ABEV3



total de aporte R$ 30.800,00







OBS : o blog tem como principal função servir como plataforma para aprendizado , discussão financeira e lembrete de minhas aplicações pessoais, não possuo formação tampouco autorização junto a CVM para indicar investimentos, portanto não indico seguir compra/venda de ativos discutidos neste espaço - indico apenas métodos de estudo e aumento de conhecimento aberto para que todos possam tomar suas decisões de modo mais embasado e consciente.Não possuo nenhuma ligação empregatícia com empresas ou pessoas citadas nas discussões e também não tenho ganhos com os mesmos através de propaganda.

6 comentários:

  1. Que aporte monstruoso BORIS, parabéns pela disciplina e pelo seu salário ou rendimento mensal, que deve ser excelente. Também tenho GETI3, SBSP3 e grnd3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá Beto o aporte foi muito maior do que o habitual pois conforme expliquei no post foi utilizado uma reserva que iria gastar para trocar de carro, mas não o fiz; mesmo assim os aportes também são aumentados pelos reinvestimentos de dividendos.

      Excluir
  2. Enquanto muitos se afastam do mercado, você mergulha de cabeça. Parabéns pela convicção!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá LdL, apesar da esticada dos preços das ações nos últimos dias ainda considero que existem ações de boas empresas com preços satisfatórios visando investimentos de longo prazo.

      Excluir
  3. Está show a carteira, apesar de eu estar meio cabreiro com a divida da ccro que não abaixa, mas se fosse vc não trocaria o carro não, vc vira a esquina com ele e já perde 20% em valor, compre uma bela guitarra é garantia de prazer, e no longo prazo é capaz de estar mais valorizada vide as vintages. Sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá SoG, a troca de carro já foi adiada pois já gastei o dinheiro aumentando as compras de ações do mês;a CCRO3 é uma empresa que basicamente trabalha bastante alavancada devido o modelo de investimentos e receita estável que possui (mas se você ler os relatórios trimestrais dela esta dívida mantem-se dentro da faixa proposta pela empresa).

      Excluir