Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de julho de 2014

[Investimentos Pessoais]Aporte 07/2014


- neste mês aportei novamente em empresas que já estavam na minha carteira de açôes:GETI3,GRND3 e ABEV3 - todas são empresas sólidas com bons históricos de lucros e governança; os setores de energia e consumo foram escolhidos apenas para balancear e diversificar os aportes (minha carteira é bem concentrada nos setores financeiro e commodities).

- hoje a índice deu uma corrida devido a ruídos , sinceramente não gosto de investir durante períodos de grande euforia (aumentos e quedas graduais-seguindo os fundamentos das empresas são mais racionais e com melhor chance de obter margem de segurança nos investimentos).

- não gosto de comentar sobre investimentos alheios, mas lendo os blogs de vários investidores percebo que alguns mostram-se pouco pacientes com investimentos em ações (penso que o grande benefício é escolher muito bem ativos de empresas sólidas e aproveitar o crescimento da empresa aliado ao efeito de juros compostos ao reinvestir os proventos), claro que isto é se tratando de buy and hold (não entendo muito de trades, mas ainda não conheci nenhum que enriqueceu no longo prazo); somente 3 situações me fariam vender ativos da carteira: necessidade enorme de dinheiro (alguém da familia ficasse doente por exemplo e o plano de saude não cobrisse), perda permanente de fundamentos da empresa (prejuizos constantes, graves problemas de governança), subida insana de preços com patamares fora do que considero racional (por exemplo uma CIEL3 com P/L de 70).Isto me lembrou 2 passagens do livro Snowball (bibliografia de W. Buffett):quando criança - numa das primeiras compras ele adquiriu ações de uma empresa (ferroviária se não me engano - que tinha bons fundamentos:seu pai sempre indicava para investidores) ele suou frio quando a ação caiu bastante de preço (assim que ela subiu uns 20% acima do preço de entrada ele vendeu), mas perdeu a grande valorização que se seguiu (mais de 200%), em outra passagem comentou que começou a adquirir ações de uma empresa muito sólida (Geico) e que gastou algumas dezenas de milhões de USD para adquirir metade dela (anos mais tarde gastou bilhões na outra metade), ou seja teve paciência e aproveitou o crescimento da empresa- obviamente não temos o capital de Buffett mas uma discussão recorrente de investimentos em ações é que estudando e escolhendo  empresas sólidas, com lucros consistentes e boa governança corporativa a tendencia é que os resultados serão altamente satisfatórios no longo prazo.




Este mês comprei:


400 GETI3
400 GRND3
400 ABEV3


total de aporte R$ 18.800,00







OBS : o blog tem como principal função servir como plataforma para aprendizado , discussão financeira e lembrete de minhas aplicações pessoais, não possuo formação tampouco autorização junto a CVM para indicar investimentos, portanto não indico seguir compra/venda de ativos discutidos neste espaço - indico apenas métodos de estudo e aumento de conhecimento aberto para que todos possam tomar suas decisões de modo mais embasado e consciente.Não possuo nenhuma ligação empregatícia com empresas ou pessoas citadas nas discussões e também não tenho ganhos com os mesmos através de propaganda.

22 comentários:

  1. Muito pertinente seu comentário. Basta observar o tamanho do violino que a galera que vendeu BBAS com base em notícias está levando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá El Rey, as vezes eu reparo mais na perda de foco dos bloqueiros nos investimentos do que na própria operação (hoje quase tudo subiu bastante, mas mesmo que tive feito o oposto e caído na mesma proporção ainda manteria minha opinião); eu já tinha dito antes e penso que faz falta um pessoal mais antigo opinando - dava um rumo pros que estão começando tentarem ir pro caminho menos tortuoso - e os mais novos tentando aprender algo útil.

      Excluir
  2. É, o povo tá impaciente mesmo, vendendo BB a rodo. Mas deve ter muita gente lamentando hoje, rs.
    Também comprei GRND3 e ABEV3 este mês.
    Vamo que vamo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - compras interessabtes Uo, como já havia comentado antes penso que está faltando ao pessoal um pouco de foco nos investimentos.

      Excluir
  3. Concordo plenamente Boris. A turma fica muito focada na rentabilidade de um papel específico e liquida logo que tem um "lucrinho". Eu não concordo e aprendi isso tentando fazer justamente esta estratégia, mas cada um na sua.

    Comprei alguns papeis este mês tb o que me confirma que seguimos caminhos semelhantes, pois além de termos uma carteira parecida, compramos sempre seguindo uma lógica parecida (logicamente meus aportes são bem menores, por enquanto!). Comprei: ABEV3, CRUZ3 e CMIG3.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - EI, manter disciplina nos aportes e plano de investimento sempre será difícil (eu também tenho vontade de relaxar, sair do plano e até diminuir os aportes, mas para dou uma respirada funda e continuo seguindo meus objetivos).O tamanho da carteira no começo não importa:quando comecei eu tinha menos de 6% do que hoje - se manter um bom plano e disciplina nos aportes terá grande chance de obter resultados muito satisfatórios.

      Excluir
    2. Boris, concordo contigo. Tenho um plano de aportes desde 2002. A diferença é que sempre estive em fundos de RF e RV e comecei com ações diretamente só em 2012. É realmente muito importante aportar sempre e hoje posso dizer que estes 12 anos de aportes fazem toda a diferença no meu padrão de vida.

      Uma coisa interessante é que em alguns momentos (compra de imóvel), cheguei a "pegar emprestado" o dinheiro do meu fundo de aposentadoria, mas paguei (pra mim mesmo) tudo certinho, inclusive calculando juros de 1% ao mês.
      Valei pela força. Abraços

      Excluir
  4. Belo aporte, Boris.

    A euforia de fato é uma péssima conselheira: ela quer que compremos topo e vendamos fundo. Sempre.

    E se não tivermos um bom planejamento, será exatamente o que faremos em situações-limite.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Belo post Boris, eu sou um dos impacientes.
    Eu atingi um bom lucro com a CMIG3 + de 50% e vendi minhas ações esperando que o preço recuasse para eu voltar a comprar, mas até o momento não foi isso que aconteceu ela continuou a subir, pelo visto a minha 'aposta' não deu certo... Enfim ficou uma lição na prática, por que na teoria eu já tinha aprendido essa, mas devido a euforia não consegui aplicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal fica eufórico com esses lucrinhos pequenos. Eu corro o enorme risco do mercado interno, extremo, riscos políticos e de conflitos armados pra ganhar muito mais que isso. Não é qualquer subidinha que vai me fazer arcar com o ônus de uma venda.

      Esse pessoal afobadinho é uma turminha de mancebos. Eles só estão dando munição para o Jonas Mizifio blasfemar contra a Blogosfera.

      Excluir
    2. Tenho uma filosofia operacional: uma valorização de 50% em 2 - 4 anos não é passível de venda pois traduz um movimento sustentado e natural de mercado. Mas uma valorização de 50% entre 3 e 6 meses é algo 'sustentado' por um mercado eufórico e especulativo. Você tem então 3 condutas a tomar:

      1 - manter os ativos e esquecer a cotação (B&H passivo)

      2 - vender parte da posição e alocar o dinheiro em uma renda fixa de curto prazo (LCI/LCA por exemplo) ou então redirecionar o dinheiro para um ativo teoricamente 'descontado' no momento da venda (ABEV ou GRND por exemplo) - isto é o que eu chamo de B&H ativo e é o que eu pratico

      3 - Vender tudo: aí é o B&H que virou swing trade acidental, o que o povo tem chamado de 'Trade de Valor' que para mim é uma auto-enganação

      Abraço!

      Excluir
    3. - olá Surfista,Troll e Uó - atualmente tenho a impressão que está faltando ao pessoal da blogosfera um pouco mais de dedicação a estudar os fundamentos das empresas (relatórios, balanços, históricos de crescimento e lucros - até mesmo entender o que a empresa faz e como lucra e se protege na produção e mercado), selecionar um grupo de empresas de qualidade (considero algo entre 10-20 um bom número, mesmo que for para investir R$1.000 ou R$100.000 em cada) e montar um plano de investimento conforme sua aceitação de risco - sempre mantendo disciplina de aportes e controle de gastos pessoais.

      - o que vemos hoje são muitos "trolders"- nem holders nem traders, ficam demasiadamente girando a carteira (as vezes se desfazendo de ótimos papéis) e ficando sócios de empresas fracas (alguns até se desesperam com movimentações de micos) - como resultado podemos ver a grande mortalidade de blogs que ocorre (vocês pensam ser mais provável que os que abandonaram ficaram bem ou quebraram?).

      - por fim agradeço a todos que me acompanham (e elogiam meus bons aportes), mas sempre gosto de lembrar que comecei ganhando pouco e investindo menos ainda (algo em torno de R$1.000-2.000 por mês de aportes), sempre estudei muito, trabalho mais ainda e me ralo toda semana (o mercado de trabalho precisa de pessoas competentes e preparadas - eu garanto que para você se dar bem não é preciso ser gênio ou fora de série).

      Excluir
    4. Uó no meu caso subiu 50% em 4,5 meses, só que eu vendi tudo e comprei GRND3 e ABEV3 com a grana.
      Acho que aprendi do jeito mais consistente, aprendi primeiro na teoria (B&H) e como não apliquei isso na prática, acabei aprendendo pela 'dor' e geralmente esse é o tipo de conhecimento que a gente não perde jamais.

      Excluir
    5. Esse negócio de vender RV e colocar na RF para depois voltar para a RV é balela. A única coisa certa nesse rolo é pagar um monte de taxas e impostos. Imagina eu girar 100 mil em BBDC4 porque subiu 30% nos últimos 3 meses? Isso é loucura! Esses movimentos bruscos são perfeitamente normais na bolsa, bem como um papel ficar de lado por anos, a exemplo de ABEV3.

      Sou sócio das empresas. O que importa é como as mesmas conduzem seus negócios e nada mais.

      Excluir
    6. Calhorda, não vejo motivo para tanta dor, rs
      Você vendeu uma boa ação em topo histórico e comprou outras duas boas em preços bons de entrada. Relaxa. rs

      Excluir
  6. Bom!!!! A euforia mata todos traders, euforia... pessismismo..

    ResponderExcluir
  7. Estava relendo seu post - é difícil compreender Warren, apesar de ele dar esses exemplos de ter segurado ativos, ele tem um cálculo de venda!

    Ele não segura empresas ad infinitum - Ele é famoso autor da frase ``compre quando ha sangue nas ruas e venda quando todos cantam eufóricos``. Com esse paradoxo de frases eu considero Warren um trader a ser analisado muito mais detalhadamente pois imitar Warren é uma questão de tempo até ser multi milionário, compreender diferente alguma de suas analogias pode ser a perda

    perguntaram para warren, como se faz dinheiro com ações??? Sabiamente ele responder `` compra se na baixa e vende-se na alta``
    3

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Trader rico: George Soros.

    Em tempo, sou fã de análise fundamentalista tb! hehehe

    Os bancos superaram a crise dos spreads e a Cemig já passou topo histórico. Os fundamentos são essenciais.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá DiMarcinho, Soros é um caso a parte (eu me referia a investidores "normais" e pequenos - todo o povo da blogosfera), análise fundamentalista não é a resposta para todos os tipos de investimentos, mas ajuda muito a evitar grandes erros e tombos dos quais dificilmente nos levantaríamos.

      Excluir