Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

[Investimentos pessoais]Rentabilidade carteira 01/2013 - 10/2013

- eu geralmente não fico calculando a rentabilidade de minha carteira (na verdade guardo todos os relatórios e vejo somente quando faço meu imposto de renda), mas este mês consegui atingir a minha meta de investimentos em ações do ano (800K) e fiquei pensando comigo mesmo :será que atingiria este valor em outras aplicações com menor risco (está tudo na bolsa)?

- valor da carteira em 02/01/2013 R$ 508.800,00
- valor da carteira em 18/10/2013 R$ 828.200,00 + R$ 3.800,00 (dividendos da Vale que ficou ex hoje)

- neste quesito realmente estou satisfeito pois tive um aumento bruto de 62% do volume total (319,4k+3,8k), mas esmiuçando os números a conta fica mais realista:
*os custos de corretagem e custódia já estão inclusos

retirando os aportes R$ 238.000,00 (100k vieram de uma negociação extra - não recorrente)

sobra:

valorização da carteira R$ 48.900,00 (5,9%)
reinvestimento de dividendos R$ 32.500,00 +R$ 3.800,00  - a receber da Vale (4,3%)

ou seja rentabilidade de 10,2% ate agora (10 meses)

- alguns números para comparação:

Ibovespa 02/01/2013 62.550
Ibovespa 18/10/2013 55.378
queda de 11,5%
- ok, estou acima do índice porém é muito importante ressaltar que o mesmo está muito contaminado por lixos X neste ano ( e mesmo porque Ibovespa não dá lucro nem distribui dividendos).

inflação acumulada 6%
rendimento poupança acumulada 4,5%
- basicamente somente ganhei da inflação exatamente aquilo que reinvesti de dividendos - 4,2% (o que comprova aquele mantra sempre repetido que uma carteira de investimentos só aumenta de valor se a pessoa reinvestir os dividendos).
- repare que a poupança está perdendo da inflação (rendimento liquido negativo), corroborando que a mesma só serve para usar como local para colchão de segurança (NÃO é investimento).

- ao meu ver, neste ano eu não realizei nenhum erro grave como investidor (não comprei nenhuma ação com fundamentos ruins - exceto um pequeno trade com menos de 1% do meu capital - e que foi lucrativo) e meu rendimento acima da inflação foi somente aquilo que a disciplina manteve (reinvestimento de dividendos).


- algumas conclusões:

- eu considero independência financeira o dia em que eu "me comprar" = rendimentos dos investimentos sejam iguais (mínimo) ao meu salário líquido; tenho como media recebida de dividendos R$3.600 por mês portanto para igualar meu salário teria que receber 4 vezes este valor, chegando ao número mágico de 3 milhões de investimentos para esta meta (mínimo).

- NÃO é possível viver de dividendos a não ser que possua uma vasta quantia de ações acumuladas (nenhuma das minhas ações/empresas deu prejuízo,/quebrou e a valorização somente acompanhou a inflação), sem disciplina de reinvestimento estaria no zero a zero.

- tentei investir somente em ações com bons fundamentos e resultados sólídos e tive um ganho real de 4.2% até esta data (10 meses), não cometi nenhum erro grosseiro mas cheguei a conclusão que fazer a bola de neve crescer demanda extrema dedicação em manter o plano (trabalhar, poupar e SEMPRE reinvestir dividendos).

- trabalhar e ser um profissional competente demanda tempo e dedicação, poupar dinheiro requer bom nível de consciência e auto controle, investir de forma que bola de neve cresça acima da inflação requer elevado grau de disciplina - o caminho é longo, íngreme e tortuoso, realmente fico pensando como ainda sou fraco e pequeno neste mundo, aumentando ainda mais o meu respeito para quem já chegou lá.






OBS : o blog tem como principal função servir como plataforma para aprendizado , discussão financeira e lembrete de minhas aplicações pessoais, não possuo formação tampouco autorização junto a CVM para indicar investimentos, portanto não indico seguir compra/venda de ativos discutidos neste espaço - indico métodos de estudo e aumento de conhecimento aberto para que todos possam tomar suas decisões de modo mais embasado e consciente.Não possuo nenhuma ligação empregatícia com empresas ou pessoas citadas nas discussões e também não tenho ganhos com os mesmos através de propaganda.


4 comentários:

  1. Parabéns pela meta, Bóris!

    Eu acompanho minha rentabilidade apenas para efeito psicológico. Minhas planilhas também ajudam com o controle fiscal. Minha meta de 500k para 2013, creio que não vou alcançá-la. Mesmo assim, estou muito satisfeito com a carteira.

    Sobre viver exclusivamente de dividendos, isso é um mito mesmo. Já fiz até um post a respeito. Quem tem muitas ações e atingiu a IF, vez outra precisa rebalancear a carteira e isso inclui vender alguns ativos para aplicar na renda fixa ou até mesmo para custear a própria IF.

    Um abraço!

    http://investidortroll.blogspot.com.br/2013/01/dividendos-e-possivel-viver-deles.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá El Rei Troll, obrigado pela opinião.Eu também não fico calculando sempre a rentabilidade da carteira (como eu disse o fazia quando preparava meu imposto de renda 1 vez ao ano - desta vez o fiz só porque atingi um check point da carteira e queria ver se o meu plano não estava furado).

      - Li seu post e muito condiz com meus pensamentos; aliás tenho uma opinião sobre sua Graça:quando não está trollando as pessoas, é um dos poucos blogueiros com pensamentos e idéias sólidas capaz de ver alguns passos (anos) a frente, deixo claro que é muito importante para as pessoas economizar e ter um colchão de reserva, mas várias metas, previsões feitas, métodos de investimentos dos blogueiros são completamente furados (e não creio que o façam por maldade, acho que é por puro desconhecimento - já disse e repito: o que mais aprendo na blogosfera é o que NÃO fazer nos investimentos).

      Excluir
  2. Bela rentabilidade e média de proventos, Boris!

    Quanto às constatações, acredito que no geral foram bastante positivas: se por um lado a carteira se mostrou dependente da reaplicação dos dividendos para ter rendimento real em 2013, por outro ela também se mostrou uma boa defesa contra a inflação.

    Posso estar sendo otimista demais, mas acredito ser perfeitamente possível viver dos dividendos contanto que não necessite usar a sua totalidade para me sustentar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - olá Longe do Limite,na minha opinião qualquer método de investimento de longo prazo para ser bem sucedido no longo prazo este deve superar a inflação com alguma margem de segurança.O ponto principal do meu post foi constatar se meu método de investimento não estava furado(rendimento líquido negativo) e cheguei a conclusão que é possível ter renda complementar pelos rendimentos da carteira, mas o final (valor total acumulado) deve ser bem maior do que a maioria pensa pois se não houver reinvestimentos a bola de neve não cresce e no longo prazo é corroída pela inflação.

      Excluir