- entendo que a expressão "too big to fail" é utilizada para denominar empresas cuja importância econômica no país (até mesmo mundo) tornou-se tão grande que seu fracasso (falência) poderia significar a quebra de todo o sistema financeiro/produtivo da área de influencia, portanto tecnicamente seriam as empresas "inquebráveis"- pois qualquer que fosse o custo para salva-las (normalmente quando ocorre esta ameça ela seria bancado pelo governo - depois o custo seria socializado para população através de impostos/uso de recursos que seriam destinados a outras áreas/inflção) pois este preço seria menor que o gasto decorrente da quebra da empresa e seus efeitos secundários.
- não tenho intenção de indicar investimento nestas empresas, apenas quero abrir uma nova discussão sobre o assunto - e se algum dia acontecer de algumas destas empresas quebrarem você irá perder muito do seu patrimônio, não importa aonde ele esteja alocado.
- no Brasil penso que temos 5 empresas too big to fail : Petrobras, Vale, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú.Vou apresentar alguns argumentos que penso serem relevantes :
Petrobras
- empresa ligada a prospecção, refino, distribuição de petróleo e petroquímica.
- basicamente toda a cadeia produtiva é dependente direta ou indiretamente de combustíveis (matéria prima, transporte por exemplo), quanto maior dependência de petróleo importado for a de um pais maior será sua vulnerabilidade a crises externas - eventos de alteração brusca no preço pode gerar eventos como inflação elevada, recessão.
- por mais mal administrada e não ser mais auto suficiente na produção/consumo de petróleo, a empresa é uma salvaguarda do país da dependência de importação de petróleo (e das grandes crises externas).
Vale
- empresa mineradora com foco principal no minério de ferro (maior produtora do mundo desta commoditie).
- grande parte das reservas internacionais deve-se as exportações da empresa (maioria direcionada para Europa e Asia-principalmente China), se for excluído a influencia da Vale no saldo comercial do país com exterior tornaria-se negativo(ao invés do positivo) - mesmo com a queda do preço do minério nos últimos anos.Sem as divisas trazidas pelas exportações da empresa o país já teria quebrado e entrado em moratória há muito tempo na atual crise financeira mundial.
Banco do Brasil/Bradesco/Itaú
- grandes bancos nacionais com ativos (dinheiro sob sua custodia)em torno de 1 trilhão de reais cada (ou seja os 3 juntos tem cerca de quase o PIB de 1 ano do país aos seus cuidados).
- a quantidade de capital aos cuidados de cada um destes bancos é tão grande (valor absoluto e proporcional aos recursos do país) que basta um deles balançar que todo o sistema financeiro brasileiro cairia (devido a interligação de recursos entre eles) - somente a título de comparação o Fundo Garantidor de Crédito (que é mantido pelas instituições financeiras do pais através de contribuições compulsórias - recentemente atuou na quebra dos bancos Cruzeiro do Sul, BVA) tem recursos de cerca de 30 bilhões de reais.
OBS : o blog tem como principal função servir como plataforma para aprendizado , discussão financeira e lembrete de minhas aplicações pessoais, não possuo formação tampouco autorização junto a CVM para indicar investimentos, portanto não indico seguir compra/venda de ativos discutidos neste espaço - indico métodos de estudo e aumento de conhecimento aberto para que todos possam tomar suas decisões de modo mais embasado e consciente.Não possuo nenhuma ligação empregatícia com empresas ou pessoas citadas nas discussões e também não tenho ganhos com os mesmos através de propaganda.
Há um documentário homônimo, "too big to fail"... recomendo assistir.
ResponderExcluirobrigado pela visita Doutor,estou com este filme na lista para assistir.
ExcluirÉ por isso que é importante diversificar. Não apenas com uma carteira cheia de empresas nacionais como também, para quem pode, investir em outros países.
ResponderExcluirParabéns pelo blog
Abraço
- obrigado pela visita Helio.
Excluir- gostei do seu blog vou adicionar aos meus favoritos.